Olá, tudo bem? Nós estamos aqui hoje para falar da sua saúde e da sua Nutrição. Aliás, o tema é Mude sua Nutrição, Mude sua Vida! Você já viu tamborete de 3 pernas? Se eu te perguntar qual a perna mais importante de um tamborete de 3 pernas, você vai dizer todas são importantes. Não tem uma mais importante que a outra.
Pois é, para manter a sua saúde também precisamos de 3 coisas: Primeiro precisamos de uma Modulação Hormonal, que não é o caso de nosso assunto aqui hoje. O segundo é a Atividade Física, que também não vou discutir hoje. E a terceira que é a que nos interessa hoje e será o tema dessa postagem, é a Nutrição, que é dividida em 2 partes. A Alimentação e a Suplementação.
Infelizmente no mundo de hoje, onde o ar está contaminado, a água está contaminada, os alimentos estão contaminados pois são extremamente industrializados e cheios de químicos. Por isso só a alimentação não é o suficiente para manter a saúde. Infelizmente (ou felizmente) nós temos que fazer a suplementação. Ainda bem que existe a possibilidade de fazer a suplementação e esse será o tema, o foco do nosso artigo hoje.
O que eu quero deixar bem claro pra você é que, combater uma doença depois de manifestada é como tentar cavar um poço quando já se tem sede ou fabricar uma arma depois que a guerra já começou. É tarde demais. O que precisamos é fazer prevenção!
Existe um estado de carência nutricional na base de todo adoecimento.
Toda doença, quando você vai ver, tem um componente faltando na área dos nutrientes. Na gestação por exemplo, se estiver faltando um nutriente, a criança vai ter problemas. A parte da gestação é tão importante que na China considera-se um gestante por 12 meses e não apenas 9 meses como é no Brasil. Pro chinês os 3 primeiros meses são tão importantes que é como se a criança ainda estivesse dentro do útero. Por isso o conceito de gestação de 12 meses.
Hipócrates é o pai da medicina moderna. O Hipócrates na época dele tinha uma frase que ele dizia assim: Que o seu comida seja seu remédio e que seu remédio seja a sua comida. Na época de Hipócrates, há 2400 anos atrás isso era certo. Hoje infelizmente não funciona mais, pois o solo brasileiro empobreceu. Não tem jeito de só com a comida você ter tudo o que você precisa.
Mas o que você precisa para ter uma vida saudável? Veja a imagem abaixo:
Você precisa de Oxigênio. Você precisa de Água. A maioria (30% das pessoas) estão desidratadas porque não ingerem a quantidade suficiente de água. Você precisa ingerir Proteínas, Gorduras, Carboidratos, 13 Vitaminas e 21 Minerais. Isso é o mínimo para se ter saúde. Eu vou descrever o que no meu conceito são os 6 melhores alimentos do mundo. Veja abaixo.
Os 6 melhores alimentos do mundo, segundo o Dr Lair Ribeiro
1) Leite Materno – Não tem nada que chegue perto. É um privilégio que uma criança consiga amamentar até os primeiros 6 meses. O ideal seria até os 2 anos. Porque o leite materno tem tudo o quer a criança precisa. E é um leite humano. Não é leite de bezerro. Porque quando você toma o leite da vaca, aquele leite foi feito pro bezerro, não foi feito para o ser humano.
2) Ovos – O segundo alimento é o ovo. Existe o que eu chamo de “O Mito do Ovo“. As pessoas tem medo de ingerir ovo porque acha que o ovo aumenta o colesterol. Isso é A MAIOR MENTIRA QUE EXISTE. Isso é um mito. Eu ingiro de 5 a 8 ovos por dia há mais de 15 anos e só me senti melhor depois que comecei a fazer isso. Tudo o que a vida precisa, está no ovo.
3) Óleo de Coco – O Coco é um alimento fantástico. A água de coco pode ser dada na veia. Na época da guerra, era dado na veia (chama Bucoterapia injetar água de coco na veia). O óleo de coco como vamos ver em detalhe mais pra frente, tem inúmeras prevenções e aplicações no campo da medicina.
4) Azeite de Oliva – Infelizmente no Brasil você não consome o Azeite de Oliva verdadeiro porque a legislação permite que um produtor coloque apenas 15% de azeite de oliva num produto e o restante azeite de soja e chame esse produto de Azeite de Oliva. Mas você está consumindo um azeite de soja. É apenas óleo de soja, não tem nada a ver com Azeite. Infelizmente. Mas quando você consegue ingerir um Azeite de Oliva verdadeiro (que não serve pra fritar, serve apenas para cozimentos e saladas) faz muito bem pra saúde.
5) Cúrcuma – Esse alimento é conhecido no Brasil como Açafrão da Terra ou conhecido como Falso Açafrão ou Açafrão da Índia, pois é o que predomina por lá. Aliás, a Índia é país com menos Alzheimer e Parkinson per capita. E a explicação pra isso é que eles utilizam muito Curry, que é nada mais nada menos que a Cúrcuma, também conhecida como Curcumina.
6) Peixe – O peixe é um alimento Cerebral, principalmente o peixe de água salgada, profunda e fria tem uma substância muito importante chamada ômega 3 que nós vamos discutir aqui com vc mais pra frente.
Uma pessoa só adoece por 5 motivos. Apenas por isso. Ou ela tem um desses motivos ou a combinação desses cinco. A pessoa adoece por ingerir o que não devia ou seja, ingerir veneno. Na medicina tem um nome para veneno. Se diz ingerir Toxinas. As Toxinas são a primeira causa de adoecimentos. A primeira causa de uma pessoa adoecer são as toxinas.
A segunda causa é a desnutrição. É você deixar de ingerir aquilo que você deveria ingerir. Por exemplo, você não toma sol e com isso não produz a vitamina D3. 10% da sua genética depende da vitamina D3 para funcionar. Você pode suplementar a vitamina D3 caso não tenha tempo ou não consiga tomar sol diariamente.
A terceira causa é o Stress. Quando você está estressado você consome muito mais proteínas, você consome muito mais vitaminas, muito mais minerais. E provavelmente não vai repor tudo isso corretamente. E ai eu pergunto, hoje em dia, quem é que não está estressado?
A quarta causa são os processos infecciosos, são as viroses. Os vírus estão ficando cada vez mais fortes, cada vez mais difícil. As gripes estão cada vez mais difíceis de serem curadas, infelizmente. São as infecções que nós temos.
A quinta causa de adoecimento é a poluição eletromagnética. São as torres de televisão, as torres de celular, o seu aparelho de celular que você carrega no bolso, o relógio elétrico que você tem na cabeceira da sua cama. Se você tem um desses, aconselho a desligar. Você pode ter um despertador, mas que seja à pilha. Não deixe um conectado na energia pois tudo isso gera a poluição eletromagnética, que é invisível (coloca o dedo na tomada que você vai sentir que ela existe) mas você paga o preço por receber ela na sua vida.
Para combater isso, para prevenir essas 5 causas principais de adoecimento, nós formulamos um mix de produtos que são conhecidos como Kit Quarteto Fantástico, que é a junção do óleo de coco, do óleo de cártamo, do ômega 3 e do magnésio dimalato. Eu Dr. Lair Ribeiro vou falar sobre cada um dos produtos e a vantagem de utilizar os 4 juntos.
Benefícios do Óleo de Coco, segundo o Dr. Lair Ribeiro
Como falamos acima, o óleo de coco é um dos super alimentos essenciais. É o terceiro melhor alimento do Mundo. O coco é constituído de triglicérides de cadeia média, ou seja, é uma gordura boa. Pelo menos 64% dos ácidos graxos do coco (que é uma gordura benéfica e que EMAGRECE, não engorda). Eles são formados de cadeias médias, a gordura do coco não pode ser depositada no seu corpo, ela é usada como ENERGIA, por isso é termogênica. Quem diz que óleo de coco engorda não entende de Nutrição.
Ela é usada nas formas infantis, quando um paciente não pode consumir ele recebe na sonda ou na veia (parenteal) que é feito com esses triglicérides de cadeia média. Mesmo você que não tem a vesícula biliar, que tem dificuldade de absorver gordura. A gordura do Coco não precisa de vesícula biliar, mesmo aquele que já sofreu uma cirurgia e fez a remoção da vesícula pode fazer uso do óleo de coco.
Esse óleo de coco tem 47% de Ácido Laurico, 10% de ácido Cáprico e 8% de ácido Caprílico. É aquele mesmo láurico do leite materno. O leite materno tem apenas 17% de Láurico enquanto que o óleo de coco tem 47% de Láurico. Em muitos locais onde a mãe não pode amamentar, substitui-se com leite de coco, substitui-se com água de coco. Isso é muito comum, a água de coco substituir o leite materno. E funciona porque tem o ácido láurico que é o privilégio de se ingerir o leite materno.
Esse ácido láurico quando ele é ingerido pelo leite materno ou pelo óleo de coco, ao cair no estômago ele se transforma numa substância chamada Monolaurina, que mata vírus, mata bactérias, mata fungos e mata parasitas. Nas ilhas do pacífico onde predomina o Coco, onde o indivíduo ingere coco no café da manhã, no almoço e no jantar, não existe AIDS. O vírus HIV não evolui para AIDS. A pessoa pode ser HIV positivo mas ela não vai evoluir a doença pra AIDS porque o Coco não deixa isso acontecer graças a essa substância chamada Monolaurina.
O óleo de coco é anti-inflamatório, é um regulador do sistema imunológico, ou seja, se você tem um sistema imunológico muito ativado por uma doença autoimune ele baixa e se tiver o sistema imunológico lento ele estimula. Modular significa acertar. Corrigir o que está fraco ou forte.
Além disso o óleo de coco provoca a absorção das vitaminas chamadas lipossolúveis, que é a vitamina A, a vitamina D, a vitamina E e a vitamina K e além disso ele ajuda na absorção das vitaminas do grupo B. Enfim, o coco tem muitas funções importantes para uma boa saúde. Faremos um artigo apenas falando disso mais pra frente.
Benefícios do Óleo de Cártamo, segundo o Dr. Lair Ribeiro
O óleo de cártamo (cártamo é uma flor, muito bonita por sinal) é extraído da semente da flor de cártamo. Esse óleo de cártamo é colocado na forma de cápsulas e é administrado para redução da gordura visceral. Ele reduz aquela barriguinha que no homem é chamada de Barriga de Chopp e que Lipo não resolve.
Na mulher a obesidade dela é subcutânea. Basta fazer uma lipoaspiração e consegue eliminar quase tudo. No homem não, a gordura é visceral, é dentro da barriga, é dentro do abdomen, ela não consegue ser eliminada por lipo. O cártamo vai lá e destrói isso. Diminui o colesterol porque o óleo de cártamo tem uma substância chamada fitoesterol, aumenta a resistência insulínica, então é ótimo para quem é diabético ou está pré-diabético.
Aumenta a Leptina que é a sensação de saciedade. Sabe quando você está numa churrascaria e o garçom vem te servir e uma hora você diz, pra mim chega, já deu! Aquele momento em que você empurra o prato e diz que já chega, é porque o seu cérebro acumulou leptina, que é o Hormônio da Saciedade. O óleo de cártamo estimula a Leptina e você fica satisfeito comendo menos. Ótima notícia para quem quer emagrecer né?
Ele estimula o tecido adiposo marrom, ele faz termogênese pois aumenta a temperatura e consome mais caloria (assim como o óleo de coco), ele mobiliza as gorduras localizadas e é muito utilizado em cremes anti rugas. A indústria de cosméticos gosta muito de utilizar o óleo de cártamo como anti rugas.
Benefícios do Ômega 3, segundo o Dr. Lair Ribeiro
O ômega 3 é extraído do óleo de peixe. Mas não pode ser qualquer peixe. Não pode por exemplo ser peixe de rio, tem que ser peixe de mar. E não pode ser qualquer peixe de mar, tem que ser peixe de água fria e profunda. Porque o ômega 3 é o que não deixa o peixe congelar. Se ele não tivesse o ômega 3 e vivesse em águas frias e profundas, próximo a zero graus, ele congelaria. É o ômega 3 que faz o sangue dele fluir mesmo em temperaturas extremas.
Isso é extraído no polo norte, na Noruega e demais países com águas geladas. A Noruega inclusive é a maior fornecedora de ômega 3 no mundo. Eles enviam isso pro Brasil via importação, é encapsulado e entregue pra você como suplemento ômega 3. Ele é fator saúde que está faltando em nossa alimentação.
Em 1970 foi descoberto por um dinamarquês que 40% da população americana morria do coração, enquanto que 35% da população da Dinamarca também morria do coração e apenas 5,3% da população da Groelandia morria do coração. Foram feitas 5 expedições em 12 anos para estudar o sangue dos esquimós nas Dinamarca para descobrir porque a taxa de doenças do coração eram tão baixas ali e foi descoberto que o esquimó consumia até 13g de ômega 3 por dia.
Na época paleolítica (há mais de 10 mil anos atrás) o homem consumia grandes quantidades de ômega 3. Infelizmente hoje em dia não se faz mais isso. Por isso podemos dizer com certeza que todo brasileiro é deficiente em ômega 3. E isso causa muitas infermidades. Se você pesquisar no Google Acadêmico ou no Google Científico você vai ver que tem mais de 23 mil estudos sobre a utilização de ômega 3 nas mais diferentes patologias, em mais de 20 doenças diferentes.
O peixe é um alimento cerebral. E isso acontece porque no nosso cérebro predomina o Ômega 3. Existe uma área do nosso cérebro chamada Sistema Límbico que cuida das nossas emoções e é alimentado por ômega 3. Então quando você está consumindo peixe de mar com água gelada e profunda ou quando você está ingerindo uma cápsula de ômega 3, você está alimentando o seu cérebro.
Os italianos também fizeram um estudo lindo sobre pacientes com infarto. Um paciente com infarto, o risco de morte no primeiro ano é muito grande. Eles fizeram um estudo administrando placebo e ômega 3 e descobriram que diminuiu em 43% o risco de morte súbita em quem consumiu ômega 3.Dependendo do nível de ômega 3 no sangue, essa redução chegou em até 90%. Não existe nenhum remédio que se possa comprar na farmácia e que tenha esse efeito.
Nos falamos do óleo de coco, do óleo de cartamo e do ômega 3 e guardamos o melhor pro final. Vamos falar agora do Magnésio Dimalato!
Benefícios do Magnésio Dimalato, segundo o Dr. Lair Ribeiro
O Magnésio Dimalato ou conhecido como Magnésio na forma de Dimalato (também conhecido como dimagnésio malato, todas estão certas) é um suplemento mineral natural que interfere em mais de 350 funções do seu organismo. Significa que mais de 350 enzimas humanas dependem diretamente do magnésio.
O solo brasileiro é muito pobre em magnésio. Para ser rico em magnésio o solo precisa ter vulcão, teria de ter terra vulcânica e água magnésiana que não é o caso do Brasil. O Brasil inclusive é reconhecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como um país pobre em magnésio.
O magnésio é um estabilizador da moeda energética, que é o ATP. Você tem mais ou menos energia na vida dependendo da quantidade de energia que você gera. Quando mais energia você tem, mais jovem você é (e isso não tem nada a ver com sua certidão de nascimento). O Magnésio controla o cálcio, interage com o zinco, diminui o estresse, trata a fibromialgia (que hoje é uma doença muito comum). Pessoas com Fibromialgia tem fadiga, tem dores crônicas e precisam de magnésio dimalato. Ele é um relaxante, é ótimo para quem tem insônia e por isso recomendamos que você tome ele à noite.
A vida só começou no planeta com o magnésio. A vida do modo que conhecemos, a vida que exige oxigênio. Porque a clorofila que pega o gás carbônico do ar e pega a água na raiz da planta que faz a glicose e libera o oxigênio que nós respiramos, essa clorofila o átomo central dela é magnésio. Se não tivesse magnésio, não teria vida no planeta, pois tudo começou com o magnésio.
Além disso o magnésio está na nossa célula, estabilizando a nossa energia. Por isso ele estabiliza o nosso ATP. A maior concentração de magnésio nas células estão no coração e no cérebro. Por isso a importância desse mineral para sua saúde.
Quando eu coloco esses 4 elementos juntos… o óleo de coco, o óleo de cártamo, o ômega 3 e o magnésio dimalato nos criamos o que foi chamado de Kit Quarteto Fantástico, pois ele é mais que um mix de produtos, é uma plataforma de saúde. A junção de todos esses 4 produtos vão fazer você você prevenir doenças e ter mais qualidade de vida.
Esse artigo foi todo transcrito de um vídeo do Dr. Lair Ribeiro que esta na internet. Caso queira assistir ao vídeo, basta ver abaixo.