Quais os impactos da odontologia estética na saúde e por que aderir um convênio que cobre tais serviços?
Garantir um sorriso bonito por meio dos cuidados diários adequados e procedimentos odontológicos não impacta somente na melhora da aparência dental. Na verdade, são vários os benefícios da odontologia estética na saúde e tudo será colocado neste artigo para que você entenda melhor como funciona essa relação.
Mercado da odontologia estética
Os procedimentos estéticos bucais são considerados como uma nova nova febre nos consultórios odontológicos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), a busca por esse nicho cresceu 300% nos últimos anos, proporcionando que o campo se desenvolvesse de forma exponencial.
Geralmente, os problemas mais encontrado nos pacientes que procuram a odontologia estética são:
- Lesões na cavidade bucal;
- Problemas genéticos;
- Traumatismos;
- Dentes em tons amarelados;
- Alinhamento inadequado.
Para que os tratamentos sejam feitos adequadamente, os profissionais responsáveis pelos procedimentos devem atuar na área (devendo ser especializados) da dentística.
Essa especialidade se trata de um campo dentro da odontologia que promove a manutenção, restauração e manutenção da aparência dos dentes, sorriso e face.
Para isso, ela utiliza procedimentos como o clareamento dental, colocação de lente de contato, implantes, gengivoplastia, entre outros tratamentos que podem ser aplicados para favorecer a dentição, tornando-a mais harmônica e, inclusive, restabelecida em caso de danos.
No Brasil, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu a dentística como uma especialidade da odontologia, o que permite que os profissionais dessa área atuem em procedimentos cirúrgicos, ou não, dos menos até os mais invasivos.
Para isso, a dentística é dividida em duas áreas: a preventiva, com procedimentos relacionados aos cuidados básicos da saúde bucal; e a reparadora, que visa recuperar a função e a aparência do sorriso.
A odontologia estética não está inclusa na cobertura obrigatória, estabelecida pela Agência Nacional de Saúde (ANS), das operadoras de plano odontologico.
No entanto, em muitos lugares é possível fazer uma negociação para ter acesso mais fácil aos procedimentos estéticos.
Além disso, visto a alta demanda que o setor vem apresentando, não é incomum que as operadoras ofereçam pacotes premium com a opção desses tratamentos inclusos.
É interessante pensar que os pacientes que são beneficiários de planos odontológicos também conseguem ter acesso a desenvolvimento tecnológico de forma mais rápida e prática, o que contribuirá significativamente na área preventiva e reparatória da dentística.
Nesse sentido, outras disponibilidades também podem ser realizadas pelas operadoras, visto que tais procedimentos podem ser benéficos para além do sorriso, contribuindo com a funcionalidade da cavidade e até com a saúde mental.
Com isso, para além da cobertura, uma opção é realizar os procedimentos junto às redes de tratamento credenciadas ao plano de forma particular e, caso seja necessário e os critérios estipulados seguidos, o convênio pode realizar o ressarcimento do valor ou parte do custo necessário para o tratamento.
Benefícios da odontologia estética na saúde bucal
A odontologia estética possui procedimentos que podem melhorar a aparência da arcada dentária ao mesmo tempo em que amplia sua funcionalidade também.
É o caso da lente de contato dental, que resgata a coloração dos dentes enquanto preenche os espaços, deixando o sorriso alinhado, harmonioso e com dimensões melhores, o que contribui para a fala, mastigação, sorriso e até o processo de higienização bucal.
Com isso, de modo a preservar os resultados obtidos com os procedimentos e ampliar a saúde bucal, é natural que o paciente também passe a cuidar melhor da dentição, se alimentando adequadamente e realizando a higienização de forma correta, além de ir ao dentista de plano odonto empresarial ou individual regularmente, o que também impacta diretamente na saúde bucal.
Isso porque, apesar de muito vantajoso, sozinho, o procedimento estético não consegue melhorar a aparência e saúde do sorriso.
Ou seja, se as práticas de preservação da saúde bucal não forem praticadas, o próprio procedimento realizado – como o clareamento dental – pode ser impactado e perde a qualidade e/ou efeito com o tempo.
Assim, acontece o estímulo dos cuidados e, portanto, mais benefícios à cavidade bucal.
Para manter a qualidade dos procedimentos, mesmo os estéticos, a longo prazo e garantir a saúde bucal, as consultas de rotina junto ao profissional devem ser realizadas de forma regular.
Para que a regularidade e manutenção dos procedimentos possam ocorrer com mais qualidade e facilidade, de forma regular, contar com um convenio odontologico empresarial pode ser fundamental no processo.
Isso porque, além de possibilitar tais tratamentos, a marcação das consultas pode ser facilitada, melhorando o acompanhamento, ao passo que os custos podem ser reduzidos – já que as consultas e/ou tratamentos não são pagos de forma individual, como ocorre no sistema privado.
Benefícios da odontologia estética na saúde geral
Além da saúde bucal, é possível afirmar que existem diversos benefícios da odontologia estética na saúde geral.
O sorriso é a principal porta de entrada para as relações interpessoais, portanto, ter dentes bonitos e bem cuidados, de modo que não existam incômodos que retraiam o paciente, pode influenciar no trabalho, escola, faculdade ou mesmo na convivência entre amigos.
Isso porque, geralmente, quem possui problemas no sorriso costuma ficar acanhado e inseguro, não falando entre os amigos e se retraindo, o que pode causar grandes danos à saúde psicológica e demais esferas de convivência, podendo chegar a depressão.
Além disso, problemas como dentes quebrados, inflamações, dentes perdidos são fatores que além de prejudicar a estética e influenciar na autoconfiança, prejudicam a saúde bucal e todo o organismo, favorecendo o acesso das bactérias ao corpo e propiciando inflamações diversas, como periodontite e, posteriormente, até endocardite, podendo chegar até no sistema respiratório.
Por isso, quando é oferecido um plano dental coletivo empresarial dentro de um ambiente corporativo, pode ser interessante avaliar o pacote e sua contratação de modo a favorecer toda a saúde e verificar benefícios complementares que podem ser conquistados, como custos ainda mais reduzidos, visto a possibilidade de coparticipação.
Por fim, considerando a importância do acompanhamento adequado e que é necessário ampliar/facilitar o acesso aos procedimentos que promovem a saúde bucal, outras modalidades e pacotes de convênio podem ser avaliadas junto às operadoras.
Para quem é um microempreendedor, por exemplo, o plano odontologico para MEI, pode ser o mais vantajoso para suprir as necessidades do beneficiário, já que oferece as coberturas obrigatórias pela ANS, bem como procedimentos complementares (conforme o pacote) com valores mais compatíveis ao perfil do profissional.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.