Relação de hipertensão e falta de magnésio.
A hipertensão é uma doença silenciosa que quando não tratada da forma adequada pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.
Porém, a maioria das pessoas não sabe, por exemplo, que a deficiência de magnésio pode ser uma das causas da pressão elevada. E que quando essa deficiência é corrigida, a pressão começa a ser facilmente controlada.
Tratar a hipertensão arterial sem primeiro equilibrar o déficit de minerais, muitas vezes, não gera o efeito esperado.
Ao suprir a deficiência de magnésio, uma pessoa que passa a vida inteira tomando medicamento é capaz de controlar sua hipertensão crônica com uma dose menor de remédio. Em alguns casos ela pode até dispensar seu uso.
Outro ponto é o consumo do sal integral, que auxilia em importantes funções do organismo. Rico em muitos minerais, o sal integral difere, e muito, do sal tradicional de cozinha, que é composto apenas de cloreto de sódio (NaCl). Uma simples troca do sal que é usado na comida ajuda o corpo a encontrar o equilíbrio necessário para a manutenção da saúde. Vale a pena lembrar que alimentos industrializados contém muito sódio, esse se acumula nos rins sendo também um dos responsáveis pela hipertensão arterial.
Importante ressaltar que a deficiência de magnésio impede a real fixação do cálcio nos ossos assim como a vitamina D, e ambas são extremamente necessárias para a manutenção da saúde como um todo, clique aqui para ver o kit essencial.
Um curiosidade, a combinação dos fatores de poluição sonora, estresse, alimentos deficientes de magnésio, pressão no ambiente de trabalho e no lar, pessoas que abusam de álcool e outras drogas, principalmente atletas que por conta do exercício intenso conduzem a uma acentuada queda na reserva do magnésio no organismo, e se não há essa reserva, pode levar à morte súbita.
Toda nossa musculatura necessita de magnésio, mas o coração necessita 18 vezes mais do mineral, sendo que após os 55 anos a necessidade da suplementação aumenta devido à baixa disponibilidade óssea nesta idade, que é insuficiente para suprir eventual necessidade em outros órgãos vitais como cérebro e coração. Esse é um dos fatores de maiores riscos de infarto, ataque cardíaco e derrames cerebrais além de osteoporose.
Vale lembrar que remédios prescritos para a insuficiência cardíaca e hipertensão arterial, assim como diuréticos, promovem a perde urinária de magnésio, que é capaz de desencadear uma crise de arritmia que pode ser fatal.
Pensando de forma sistêmica, sabemos que a saúde é uma mudança de estilo, controle das emoções, da mente, alimentação, exercícios físicos, momentos de descanso e lazer e suplementação se faz necessária, já que nosso solo é pobre em magnésio.
Não há necessidade de fazer exames para ver seu nível de magnésio no sangue, pois a maior contração dele é intracelular, ele é um mineral essencial, não interfere nas outras medicações e não há contra indicações.
Você pode estar se perguntando, mas tem tantos tipos de magnésio, neste caso que estamos falando do coração, qual seria o ideal? Se estamos falando de coração e toda musculatura, o magnésio dimalato é o mais indicado, a dose ideal par manutenção seria 350mg de magnésio elementar ao dia, com apenas 3 cápsulas você já tem o ideal da dose diária.
O melhor horário sempre é à noite, pois ele causa um relaxamento melhorando até o sono, caso você não tenha problemas para dormir, pode estar tomando de dia mesmo, observe como se sente, se você se adapta tomando de dia ou de noite, pois cada organismo tem uma resposta diferente sempre.
Este artigo é informativo, embora há centenas de estudos científicos no google acadêmico confirmados que a falta de magnésio é uma das causas de pressão alta, mas se a sua for baixa não há nenhum problema em suplementar para ter os benefícios, pois ele é um “modulador” ou seja, ele equilibra, se está alta ele regula, da mesma forma se está baixa. Se começar a fazer o uso do magnésio, comece a medir sua pressão arterial diariamente, provavelmente ela vai se equilibrar, se isso acontecer, consulte sempre seu médico da medicina integrativa para avaliar a necessidade de retirar os remédios para pressão alta.
Caso tenha alguma dúvida, estou à disposição para te auxiliar, um forte e caloroso abraço no coração!
Fonte: Livro “Magnésio, o que ele pode fazer por você”, Dr. Arnoldo Veloso (maior autoridade mundial sobre magnésio)
Foto: Dr. Lair Ribeiro
Iza Fidalgo
Naturopata integrativa
Especialista em nutracêuticos e magnésio
Instagram: iza.fidalgo
Saiba mais sobre mim: https://portalsaudeintegrativa.com.br/quem-somos/
Whatsapp: 11 94004.9940